Quando se fala nos arquitetos portugueses, muitos são os nomes que surgem na cabeça. Contudo, existem muitos mais que merecem ser destacados e referidos pelos seus trabalhos realizados fora de Portugal.

A par de Álvaro Siza Vieira, um nome incontornável da arquitetura portuguesa e do qual iremos falar a seguir, existem outros arquitetos portugueses que se destacam pelos seus projetos irreverentes. Além de Portugal, os arquitetos que referimos nesta lista contam com obras noutros países como a França, a Holanda, a Alemanha ou a China.

Desde os nomes incontornáveis da arquitetura portuguesa à nova geração de arquitetos, existem profissionais que merecem ser distinguidos e reconhecidos por todo o seu trabalho. Quer saber quais são? Continue a ler o nosso artigo!

Arquitetos portugueses que marcam a arquitetura portuguesa

Álvaro Siza Vieira, um dos maiores arquitetos portugueses

Quando se fala da arquitetura portuguesa, é impossível deixar de fora o matosinhense Álvaro Siza Vieira, já que se trata do arquiteto português mais premiado da história da arquitetura em Portugal.

Entre os seus prémios destacam-se:

  • Prémio Pritzker;
  • Medalha de Ouro UIA;
  • Medalha de Ouro do RIBA;
  • Wolf Prize in Arts – Architecture;
  • Medalha Alvar Aalto;

Mas muito mais do que os seus prémios, o que se destaca do percurso deste arquiteto de 88 anos são as suas obras que se tornaram num marco importante para a arquitetura portuguesa.

Alguns dos projetos são:

  • Piscina de Marés, em Leça da Palmeira;
  • Casas SAAL em São Vítor, Porto;
  • Vivendas Bonjour Tristesse, Schlesisches Tor, Berlim, Alemanha;
  • Estudo urbanístico para a expansão de Macau. Macau, China;
  • Plano urbanístico, Schilderswijk-West, Haia, Países Baixos.

Recentemente, no início de 2021, Álvaro Siza Vieira o seu projeto com a Cor Arquitetos em Gallarate, em Itália, foi nomeado para os prémios de arquitetura Mies van der Rohe.

Gonçalo Byrne

Outro nome marcante na arquitetura portuguesa é Gonçalo Byrne. Com um extenso portefólio, com obras em Portugal, Itália, Bélgica, Gonçalo Byrne Arquitectos tem uma arquitetura generalista, multidisciplinar e convergente. Por isso, além da arquitetura, existem áreas da engenharia ao paisagismo, passando também pela sustentabilidade e arqueologia, que contribuem para os inúmeros projetos de sucesso deste ateliê.

Entre os seus projetos, destacam-se a Sede do Governo da Província de Vlaams-Brabant em Lovaina, Bélgica, a Reconversão do Palácio de Estoi em Pousada, Algarve e a Casa nel Parco, Jesolo, Veneza, Itália.

Diogo Aguiar

Em 2016, este arquiteto criou Diogo Aguiar Studio no Porto, na qual reúne uma equipa que cria projetos reconhecidos além-fronteiras.

Este arquiteto desenvolve edifícios e interiores concebidos à medida e instalações especiais, oscilando entre contextos públicos e privados. O grande objetivo do estúdio centra-se na criação de espaços envolventes e sensorialmente apelativos.

A prática emergente foi distinguida com várias publicações e nomeações para prémios internacionais. Em 2018, o estúdio foi selecionado para integrar a Representação oficial de Portugal na 16ª Bienal de Veneza de Arquitetura – Público Sem Retórica.

Aires Mateus: arquitetos portugueses responsáveis por vários projetos em França

Os irmãos Manuel e Francisco Aires Mateus, que dão vida ao gabinete Aires Mateus, têm na sua lista de obras a sede da EDP, em Lisboa. Contudo, o seu trabalho atravessou fronteiras, tendo, por exemplo, criado o Centro de Criação Contemporânea Olivier Debré, em Tours, França.

Em 2016, o projeto deste gabinete de arquitetos em França foi nomeado para os prémios de arquitetura Mies van der Rohe, uma surpresa para Manuel Aires Mateus que, na altura, confidenciou ao Diário de Notícias que esta era “a primeira construção” feita fora de Portugal.

Semelhantemente ao que aconteceu em 2016, o ateliê dos irmãos Aires Mateus tem dois seus projetos nomeados aos mesmos prémios de arquitetura. Um deles, de Manuel Aires Mateus e Vincent Parreira, está em Clichy-sous-Bois, em França. Já o outro saiu das mãos de Francisco e Manuel Aires Mateus: uma casa em Monsaraz.

João Luís Carrilho da Graça

Este arquiteto lisboeta conta com diversos prémios no seu currículo. Entre esses prémios está o Chevalier des Arts Et Des Lettres, pela República francesa, em 2010, e o Prémio Pessoa, em 2008.

As suas obras mais emblemáticas são:

  • Adaptação do Mosteiro de Flor da Rosa a Pousada, Crato;
  • Pavilhão do Conhecimento dos Mares, Expo-98, Lisboa;
  • Teatro e Auditório de Poitiers, França;
  • Terminal de Cruzeiros de Lisboa, Lisboa.

MJARC Arquitetos – Gabinete de Arquitectura Porto e Lisboa

Desde os nomes incontornáveis da arquitetura portuguesa à nova geração de arquitetos, existem profissionais que merecem ser distinguidos e reconhecidos por todo o seu trabalho. Quer saber quais são? Continue a ler o nosso artigo!

Distinguido com o prémio Europeu 40 Under 40, que destaca a próxima geração de arquitetos e designers europeus, assim como pela World Architecture Community, a MJARC Arquitetos usa materiais e métodos de construção sustentáveis para o meio ambiente.

Além disso, usa uma abordagem holística e dá atenção aos detalhes com o objetivo de proporcionar uma arquitetura sustentável, combinando soluções de baixa e alta tecnologia para minimizar a pegada de carbono. Acima de tudo, isto acontece sem perder de vista a estética, algo que torna a arquitetura sustentável, durável e intemporal.

Para que os projetos sejam um sucesso, há uma equipa criativa e dedicada que envolve os clientes e projetistas, consultores, empreiteiros, fornecedores, entre outros. Tudo isto acontece com base numa relação de confiança que resulta da união espírito das pessoas. Como resultado, a beleza surge e a felicidade de atingir um objetivo é a grande recompensa de todo este processo.

Curioso? Conheça todos os projetos de arquitetura da MJARC Arquitetos e deixe-se encantar pelo seu trabalho.