Arquitetura acessível – Importância e boas práticas

O que é uma arquitetura acessível?

A arquitetura acessível é a forma como arquitecto pensa nos projectos antecipando as futuras necessidades do cliente. Esta forma de pensar os projectos é cada vez mais habitual nos dias de hoje pois o projecto é pensado no desenvolvimento da pessoa durante a vida e nas respectivas mudanças.

A arquitetura acessível não é só feita a pensar em pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência, mas sim na globalidade pois poderá abranger pessoas obesas, crianças, idosos ou até mulheres grávidas.

A importância deste tipo de Arquitectura

Este pensamento por parte do arquitecto em acessibilidade será muito importante porque vai permitir mais segurança e integridade física às pessoas de forma a usufruir dos espaços sem limitações.

A arquitetura acessível ou arquitetura inclusiva passou a ser uma das principais preocupações do arquitecto devido à sua importância e mais que nunca é considerada atualmente como um “requisito indispensável”.

Boas práticas na arquitetura inclusiva

Estas são algumas práticas que são recomendadas para uma arquitetura inclusiva:

  • As medidas: Largura mínima de 90cm entre as divisões para permitir circulação fácil de cadeira de rodas;
  • Acessos: Para alem da largura mínima das medidas, todas as casas e apartamentos acessíveis devem ter rampas, plataformas ou elevadores de forma a que não exista irregularidades nos pisos;
  • Acabamentos: O arquitecto deve ter um papel fundamental na decisão dos acabamentos finais porque deve ter em conta os pisos abrasivos ou anti-derrapantes;
  • Instalações elétricas e hidráulicas: O arquitecto tem de pensar em alguns pormenores como iluminação natural, luz em caso de emergência, altura dos lavatórios, distancia das tomadas, etc..
  • Mobiliário e aspectos de decoração: Os tapetes são considerados um obstáculo para alguns casos de mobilidade;
  • Investimento na tecnologia: Casas mais tecnológicas são consideradas mais autónomas e por sinal mais acessíveis.

Exemplo de um projecto acessível da Mjarc Arquitectos:

Habitação unifamiliar do Marquês – Foi uma obra de reabilitação que efectuamos no centro do porto para um cliente que possuía necessidades condicionadas. A casa é toda em si marcada por espaços amplos e um elevador;

Projecto de arquitectura acessíel e ecolológico da Aldeia da Biosfera – Este é um projecto em curso em conjunto e em parceria com a Câmara da Alfandega da fé que têm como principal intuito promover a preservação da rede da biosfera interligado com o turismo rural acessível.

Projeto arquitetura centro renal de Mirandela – Inserido num projeto de grande escala na área de arquitetura hospitalar, o centro renal de Mirandela é projetado com as melhores práticas de acessibilidade.
O foco da MJARC Arquitectos foi incluir uma arquitectura curativa num edifício onde os pacientes e os funcionários se sentissem bem para uma metodologia de trabalho eficiente. É crucial o espaço ser agradável e confortável.

Projeto de arquitetura hotel do chiado – Este projeto de arquitetura desenvolvido pela mjarc Arquitectos tornou-se um verdadeiro desafio devido ao espaço onde se encontrava o edifício. Situado numa zona protegida, no chiado, este processo de reabilitação tornou-se uma referência arquitetónica para o nosso gabinete.