Se está a pensar em comprar casa, existem alguns aspetos que deverá ter em consideração antes de a comprar. Veja as nossas dicas resumidamente mais a baixo:

Dica nrº 1 – Comprar nova ou usada?

Havendo orçamento disponível, decida agora se quer realizar a casa dos seus sonhos com um projeto de raíz ou comprar casa usada. Há diversos aspetos a ter em conta em cada um dos casos. Se ainda não tem bem a certeza, tente comparar preços e tenha sempre em atenção o estado em que a habitação usada se encontra. Deve consultar um técnico especializado para possa aferir o estado de conservação, de forma a decidir de um forma mais sensata. No caso de optar por projeto de raíz, deve consultar um arquiteto, conhecer outros edifícios que tenham feito e perceber a qualidade do trabalho e do acompanhamento no tempo.

Dica nrº 2 – Qual orçamento disponível?

Antes de começar a procurar casa adequada às suas necessidades, deve sentar-se e fazer bem as contas. Perceber qual o orçamento que tem disponível para as contas mensais e, mediante isso, perceber o valor da casa que pode comprar / construir. Nesta passo, deve procurar um especialista ou vários, para conseguir recolher o máximo de informações para a tomada da sua decisão.

Dica nrº 3 – Comprar terreno. Sim, ou não?

A localização do terreno é um aspecto muito importante. Deverá contratar um arquitecto para efectuar uma visita ao local para analisar infra-estruturas , orientação sola , edifícios envolventes , entre outros para que tome a decisão certa na aquisição do terreno para a realização do projecto que tanto idealizou.

Dica nrº 4 – Edifício existente no exterior do edifício

Tenha especial atenção à qualidade e estado de conservação da fachada ( fissuras, falta de revestimentos, estado de conservação das caixilharias ) , consulte um arquitecto para que possa aferir o estado de conservação do edifício e quais os custos para implementação de medidas de melhoria.

Dica nrº 5 – Interior do edifício

Procure patologias na construção, ou seja, defeitos, começando pelos aspetos mais gerais: fissuras, sinais de humidade e estado de conservação dos materiais. Depois, seja mais minucioso: verifique o estado dos armários (em especial os da cozinha, pois são aqueles que mais rapidamente apresentem sinais de degradação), verifique o estado das instalações de água, gás e eletricidade. Em caso de dúvida, peça uma ajuda a um profissional.

Dica nrº 6 – Documentação e Plantas

Depois de escolhida a casa que quer comprar, é importante que consiga a documentação relacionada com a mesma antes de dar seguimento ao processo de compra. Perceba se quem lhe está a vender a casa tem legitimidade para o fazer e, também, se a casa que está a comprar está livre de penhoras, arrestos, usufruto, arrendamento, hipotecas, etc. Não se esqueça de incluir nesta pesquisa o condomínio, pois pode haver dívidas.

Dica nrº 7 – Edifícios existentes – Certificação energética

Não se esqueça que o vendedor tem que lhe fornecer o certificado energético do imóvel, que é um excelente indicador dos gastos que terá para assegurar níveis de conforto aceitáveis. Neste âmbito, a qualidade dos vãos, portas e janelas, e a existência de painéis solares são alguns dos aspectos mais importantes a verificar.