Arquiteto Online – O trabalho que arquiteto pode desenvolver de forma online e o que não pode

Os  arquitetos podem trabalhar através de casa se tiverem o software apropriado para poderem desempenhar o seu trabalho. Algumas tarefas de arquitetura são mais fáceis de serem feitas remotamente e outras pessoalmente .

A questão que permanece é como a colaboração remota se desenvolverá se não for presencialmente.

A boa notícia é que muitos ateliers de arquitetura trabalham remotamente há décadas e estão a crescer:

A J Kretschmer Architect contratou um trabalhador remoto pela primeira vez em 2005.

A Margulies Perruzzi Architects vem incorporando o trabalho remoto em seu fluxo de trabalho antes de 2015

Algumas destes ateliers  foram pensadas  com o trabalho remoto em mente. Outras também adotam um modelo de trabalho híbrido. Então, isso quer dizer que sim — os arquitetos podem trabalhar em casa ou em qualquer lugar que desejarem — desde que tenham as ferramentas para facilitar este formato de trabalho.

 

Quais tarefas de arquitetura podem ser realizadas remotamente?

  • Revisão e desenvolvimento de  peças desenhadas;
  • Analises dos planos e regulamentos para enquadramento urbanístico de um processo;
  • Seleção e especificação de materiais entre outros;

Embora a manutenção e a finalização de entregas de clientes nem sempre sejam possíveis remotamente, as empresas de arquitetura que procuram operar num modelo híbrido podem adotar a estratégia mista ter arquitetos no escritório para “finalizar entregas como modelos, conjuntos de desenhos, apresentações e propostas.

 

Benefícios do trabalho remoto para arquitetos e ateliers de arquitetura

Acesso a uma gama maior de oportunidades

Trabalhar em casa dá aos arquitetos a oportunidade de aceder a clientes de diferentes partes de suas cidades e até mesmo de diferentes regiões do mundo garantindo a proximidade a mercados emergentes e a oportunidades globais.

 

Maior tempo de resposta

Quando os arquitetos trabalham em casa, eles economizam tempo nas deslocações e trabalham com o mínimo de distrações. Além disso, como resultado do software que usam, eles conseguem agilizar seus processos. Isso ajuda a aumentar a produtividade, levando à conclusão mais rápida de projetos e resultados.

 

Erros e riscos dispendiosos reduzidos

Trabalhar remotamente significa fazer uso de software e reduzir o uso de processos tradicionais e manuais. Isso ajuda a melhorar a qualidade e a reduzir erros e riscos dispendiosos. Por exemplo, durante as revisões de design, as ferramentas de aprovação de design baseadas na nuvem permitirão que várias partes interessadas colaborem de forma assíncrona sem perder o controle do design mais recente, ao contrário do uso de meios tradicionais para verificação de documentos.

Melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Trabalhar em casa ou em qualquer lugar permite que os arquitetos tenham mais tempo para projetos pessoais . 

Olhando para o passado e o presente, podemos concluir que o futuro do trabalho dos arquitetos será  – em parte – remoto.