Projectos hospitalares e area da saúde

A MJARC Arquitectos desenvolveu vários projectos na área da saúde e observou ao longo do tempo que mais do que qualquer outro setor, a arquitectura hospitalar está em constante crescimento e mudança e o tempo de vida de uma unidade depende da sua capacidade em se adaptar as diferentes necessidades e consequentemente ao bem estar do paciente.

Vários artigos foram escritos sobre os futuros hospitais em todo o mundo. As discussões e descobertas incluem visões, papéis, competência, capacidades, diretrizes e a perspectiva de um arquiteto. O Royal College of Physician, no Reino Unido, publica trienalmente o Future Hospital Journal para fornecer um fórum de debate sobre a prestação de serviços de saúde secundários . Quais são as características desses futuros hospitais e quais são os desafios enfrentados por um hospital existente que deseja se transformar em um futuro hospital?

A expectativa para o futuro hospital é que ele tenha a capacidade de resolver os problemas atuais, atenda às necessidades futuras em constante mudança dos pacientes e permitir que os prestadores de serviços de saúde ofereçam atendimento seguro e de alta qualidade a seus pacientes.

De acordo com essa ideia, MJARC Arquitetos inúmera algumas tendências a ter em consideração num projecto de arquitetura hospitalar.

Prevenir a sobrelotação: A última coisa que um paciente quer sentir é claustrofóbia devido à superlotação. Muitas vezes, a superlotação se deve a plantas que respondem inadequadamente ao fluxo de pacientes espectáveis. Antecipar a superlotação tirando proveito de cada centímetro quadrado do layout de uma sala e maximizar o espaço pode ajudar bastante a fazer o paciente se sentir mais confortável e em simultâneo permitindo aos médicos espaço suficiente para realizar seu trabalho. A análise estratégica de áreas de espera para pacientes e a acomodação de membros da família também podem ajudar a aliviar esses problemas.

Salas personalizadas para pacientes: a personalização pode ser extremamente importante para o conforto dos pacientes quando colocados num ambiente desconhecido. Estar num estabelecimento de saúde às vezes pode causar ansiedade. Para esse fim, a arquitetura hospitalar vai a procura da necessidade do paciente , quartos mais personalizados para reduzir a ansiedade e aumentar a satisfação. Recursos como placas de comunicação do paciente e sinalização digital personalizável com o nome do paciente, fotos de família, previsões do tempo e muito mais estão sendo incorporados aos estabelecimentos de saúde.

Pequenas unidades de internamento: As unidades de internamento de pequena escala estão em crescimento. Esses micro-hospitais apresentam o tipo de pronto-socorro, farmácia e laboratório, oferecendo radiologia, cirurgia e outros serviços encontrados em hospitais de tamanho normal. O benefício de ficar pequeno? Essas instalações fornecem acesso fácil a um conjunto completo de serviços de saúde para conveniência do paciente. Estas unidades
locais reduzem a necessidade de viajar para os hospitais maiores fora das comunidades dos pacientes.

Recriar em casa: Muitas vezes, é mais difícil para os pacientes, especialmente aqueles em estadias prolongadas, sentir-se em casa quando estão num estabelecimento de saúde. Quando você olha para a arquitetura tradicional de assistência médica, pode ser fácil perceber o porquê – paredes brancas, cores claras, luzes fluorescentes e superfícies estéreis. Para acomodar o conforto do paciente, as instalações foram projetadas para serem mais hospitaleiras, oferecendo obras de arte e paletas de cores mais quentes, janelas maiores para permitir mais luz natural e móveis que parecem mais com a decoracao de casa do que com as opções industrias frias da antiguidade.

Arquitetura integrativa tendo por base o bem estar do paciente

Salas escalonáveis: como os pacientes podem ter vários visitantes ao mesmo tempo, produtos híbridos, como sofás cama e poltronas reclináveis, podem ajudar bastante a garantir que cuidadores e visitantes tenham o espaço de que precisam, quando precisam, sem aglomerar a sala. Como mencionado acima, a prevenção de superlotação é uma consideração importante na arquitetura da assistência médica, e a utilização de móveis conversíveis é uma solução de design fácil para fazer a arquitetura da assistência médica funcionar para vários pacientes e seus convidados. Ter familiares e amigos próximos durante a recuperação pode fazer uma diferença dramática, e essa tendência facilita isso.

Interligação com espaços naturais: O edifício deve estabelecer uma forte relação com a paisagem natural oferecendo um jogo lúdico de luz filtrada pela vegetação. Esta articulação com os espaços verdes permite oferecer aos pacientes , jardins, plantas e janelas abundantes que abrem para grama verde, árvores e arbustos, que iluminam os quartos e acrescentam uma sensação de serenidade e calma. Além disso, foi comprovado que o acesso à natureza melhora a recuperação do paciente.

FAQ’s:
O que torna o projecto de arquitectura hospitalar um verdadeiro desafio?
A arquitectura hospitalar está em constante crescimento e mudança, este é o verdadeiro desafio.

Quais são as têndencias da arquitetura hospitalar?
Prevenir a sobrelotação, Personalização de saltas, salas escalonáveis. Para mais informações, leia o nosso artigo.