Muito mais do que escolher as cores das paredes ou os elementos decorativos, a decoração de interiores trata de questões que ultrapassam a dimensão estética. A principal função de um decorador ou de uma decoradora de interiores é criar o ambiente de um espaço funcional.

Apesar de ser possível realizar esta tarefa sem ajuda de um profissional, a verdade é que pode ser mais demorado e mais dispendioso que contratar um decorador ou uma decoradora. Porquê? Porque estes profissionais têm métodos que agilizam todo o processo de decoração.

Para esclarecê-lo, neste artigo reunimos as principais características de todo o processo, incluindo os preços médios para este serviço. Assim poderá fazer uma escolha mais ponderada e adequada às suas necessidades.

O que é a decoração de interiores?

De acordo com as definições do dicionário, decoração refere-se a uma “atividade que consiste em organizar um espaço combinando os diversos elementos de forma harmoniosa e/ou funcional, de acordo com o fim a que o espaço se destina”.

Caso se queira uma descrição mais vasta, a decoração trata-se de um processo em que se acrescentam, se mudam ou se melhoram os elementos de um espaço. O objetivo é que este fique mais bonito e harmonioso . Além disso, tem como função torná-lo mais agradável e organizado. No caso da decoração de interiores, aplicam-se os conceitos da decoração em espaços interiores de uma construção, que pode ser habitacional ou comercial.

Quais são as diferenças entre design de interiores e decoração de interiores?

De modo a conseguir perceber a diferença entre um e outro, mostramos abaixo a definição de cada um destes termos. Em suma, o design de interiores faz todo o projeto de remodelação de um espaço, desenvolvo o desenho dos objetos tais como (cadeiras, mesa, entre outros). Já a decoração de interiores funciona como uma área complementar da anterior, tendo em conta as características do espaço. Deste modo, tira o máximo potencial delas.

Como funciona o processo de decoração de interiores

Agora que sabe do que se trata a decoração de interiores, nada como saber o método de trabalho do profissional desta área. Após o primeiro contacto, o decorador de interiores vai agendar uma reunião para visitar o espaço de modo a perceber as suas condicionantes e em simultâneo perceber os seus desejos, necessidades e gostos para apresentar um projeto à sua medida e de acordo com os seus objetivos. Quando o contratar, o profissional apresentar-lhe-á um projeto detalhe e um orçamento discriminado.

É necessário comprar tudo novo?

Ao contrário do que possa pensar, os decoradores profissionais trabalham também com os elementos existentes conciliando-os com o novo ambiente pretendido. Assim, pode preservar alguns móveis antigos na sua decoração para dar personalidade ao espaço. Caso seja necessário reabilitar ou renovar, o decorador tratará de contactar um profissional qualificado para fazê-lo.

Quais são as vantagens de contratar um decorador de interiores?

Apesar de ser possível fazer uma boa decoração sozinho, é preciso empenho, tempo, boa perceção espacial e estética. Em muitos casos, quando os espaços contam com elementos construtivos diferentes ou configurações pouco usuais, esta tarefa pode complicar-se. Por isso mesmo, contratar um decorador de interiores é a melhor opção.

Nesse sentido, as principais vantagens de contratar um profissional para a decoração da sua casa são:

  • Poupança de tempo e dinheiro, pois os profissionais sabem como executar bem um projeto e onde se podem comprar os elementos pretendidos ao melhor preço;
  • Abordagem profissional pois fazem uma abordagem sistematizada das necessidades e potencialidades do seu espaço;
  • Controlo de gastos pois estes profissionais regem-se pelo teto do seu orçamento, evitando gastos extras;
  • Rapidez em construir o cenário da sua casa, dando uma imagem sólida e coerente em pouco tempo.

Como calcular o custo deste tipo de serviço?

Depois de explicados os passos mais relevantes e o processo da decoração de interiores, eis que há uma célebre questão para responder: quanto é que custa este tipo de serviço?

Apesar de não parecer, este é um dos pontos mais delicados deste serviço, isto porque o preço dos trabalhos de decoração depende de muitos fatores. Para começar, é preciso considerar o ambiente pretendido. Como é de esperar, há ambientes e materiais mais dispendiosos tais como a madeira natural, mármore ou seda.

De seguida, é necessário ter em conta a exclusividade dos elementos e a personalização. Quanto mais qualidade e melhores acabamentos tiverem os equipamentos, mais dispendiosos serão. O mesmo acontece com os móveis feitos à medida, porém, as suas vantagens são indiscutíveis.

Além dos aspetos mencionados acima e da dimensão do projeto, há que ter em conta os honorários do próprio decorador, algo que está contemplado no orçamento. Contudo, existem outros pontos que podem influenciar o preço dos projetos, algo que o profissional irá estimar no seu orçamento.

Fale com a nossa equipa e peça o seu orçamento.