Ter uma casa harmoniosa e com uma decoração exclusiva pode parecer um sonho. Contudo, seguindo algumas dicas, é possível alcançar esse sonho sem grandes esforços! Por isso, a grande questão que se coloca é, para decorar a sala, o que deve ter em conta?

Ao longo do artigo, verá os principais fundamentos que deve ter em conta na de coração e design da sua sala. Afinal, o que se pretende é um resultado final harmonioso em que a estética e a funcionalidade estejam presentes. Com isto, conseguirá ter o efeito que tanto deseja para esta divisão da sua casa!

Quer saber mais sobre este tema? Continue a ler o nosso artigo!

Decoração para a sala: o que deve ter em conta no design:

1 – Propósito da sala

Antes de começar a pensar na decoração do espaço, é importante perceber qual é a sua principal finalidade. Porquê? Porque só assim consegue encontrar respostas eficazes a alguns problemas funcionais que podem existir, contornando os com facilidade.

Além de ajudar a tornar a divisão mais funcional, entender o propósito da mesma ajuda a, por exemplo, escolher a melhor iluminação ou ventilação, tornando o ambiente mais agradável e confortável.

2 – Menos é mais

Apesar de esta ser uma máxima comum em diversas áreas da vida, a verdade é que no design torna-se ainda mais importante segui-la. Quanto menos informações existirem na sala, mais leve ficará o espaço, o que, consequentemente, ajuda a torna-lo maior.

Nesse sentido, respeite as dimensões da sua sala. Se, por exemplo, tem uma sala pequena, opte por colocar somente o que for necessário para o seu bem-estar. Elimine tudo o que não for necessário, tais como objetos desbotados ou fora de moda e deixe apenas o que estiver em boas condições, atual e necessário. Além de esteticamente bonita, a sua sala ficará mais leve..

3 – Boa iluminação e ventilação são essenciais

Já pensou estar num espaço destinado ao lazer e, de repente, sentir que está demasiado abafado? Ou estar num local cujo objetivo é ler e tem pouca iluminação? É por isso que, além de definir a função de cada espaço, é importante escolher a iluminação e a ventilação corretas.

De modo a evitar gastos desnecessários com, por exemplo, equipamentos de ventilação, é importante que estejam corretamente dimensionados para a sua sala. Assim evita aglomerar objetos perto das portas e das janelas, permitindo que o ar circule e a luz natural ilumine a sua sala.

Se porventura só tiver uma janela na sua sala, poderá investir na colocação de espelhos em lugares estratégicos para multiplicar a luz existente. Deste modo, consegue reduzir os gastos com a compra de iluminação, aproveitando a fonte natural de luz..

4 – Harmonia

Não significa que tudo tenha que ser igual. A harmonia que se fala quando se trata de design de interiores é a aquela que dá a sensação unidade sem deixar de explorar a diversidade que nela há. Ou seja, desde paletas de cores a pisos e texturas, tudo deve estar harmonioso sem que, para isso, tenha que ser tudo igual.

Nesse sentido, é importante que todos os elementos criem uma proposta que una as cores dos pisos, das paredes e dos tetos, bem como os materiais usados na decoração e nos móveis que irão compor o espaço.

5 – Equilíbrio entre a decoração e a funcionalidade da sala

Por último mas não menos importante, nunca se esqueça de encontrar um equilíbrio entre a estética e a funcionalidade da sua sala. Afinal, uma sala funcional e bonita é o resultado que se pretende, não é verdade? Por isso, de nada adianta escolher um móvel com um bom design se ele não oferecer as características necessárias para a arrumação de quem vive na casa.

O que um designer de interiores faz?

Em suma, um designer de interiores preocupa-se em entender o comportamento e a vivencia das pessoas para avaliar a funcionalidade de um espaço, a sua forma, os pisos, as entradas, entre outras características. Por norma, são contratados por um arquiteto ou empreiteiro para trabalhar com o arquiteto no projeto de interiores. O objetivo é compreender como o espaço será usado por todos os que o frequentarem.

Por isso mesmo, e de modo a garantir que o projeto corresponde àquilo que idealiza, este é um profissional que deve contratar. Em conjunto com o arquiteto, dará forma aos seus sonhos e desejos para a sua sala sem comprometer a sua estética ou a sua funcionalidade.

Precisa de ajuda para transformar a sua sala?

Certamente que, depois deste artigo, a sua vontade para transformar a sua sala aumentou. Contudo, saiba que esta é uma tarefa que, com ajuda profissional, fica facilitada!

Assim sendo, na MJARC contamos com o serviço de design de interiores que irá satisfazer todas as suas necessidades e desejos. Deste modo, conseguirá ter um espaço funcional e à sua medida sem, claro, esquecer os seus gostos pessoais.

Pronto para tirar do papel a sua sala de sonho e transformá-la em realidade? Contacte-nos para ter o seu orçamento!