Atualmente, todos procuram ter uma habitação, acessível e fácil de construir. Afinal, para conseguir ter acesso a um direito universal como a habitação não é sinónimo de ter de gastar muito dinheiro.

De modo a conseguir responder-lhe a todas as questões relacionadas com este tema, ao longo do artigo vamos falar sobre cada conceito e como é que é possível atingir este objetivo que todos procuram nos dias de hoje. Curioso?

Só precisa de continuar a ler!

Programa Case Study Houses

De modo a obter uma resposta a esta questão, é necessário recuar alguns anos na história para conseguir entender o verdadeiro significado de habitação moderna. Tudo começou com o programa Case Study Houses, feito entre 1945 e 1966, e que é muito semelhante à exposição Weißenhof-siedlung. Na altura, pretendia-se analisar o projeto de 36 protótipos de construção durante o período pós-guerra.

Esta iniciativa do editor John Entenza, da revista Arts & Architecture, reuniu e centralizou em Los Angeles figuras arquitetónicas renomadas, tais como Richard Neutra, Charles e Ray Eames, Pierre Koenig ou Eero Saarinen. No final, este programa deu algumas definições interessantes, entre elas a de lar moderno. Contudo, também trouxe a aplicação de novos sistemas de construção e materiais na arquitetura residencial.

O que é uma habitação moderna?

Depois de fazer um desenho, Eames conseguiu concluir que as funções da habitação moderna incluem:

  • Ouvir música;
  • Ver filmes;
  • Promover o entretenimento e o descanso.

Em muitos casos, foram inseridas plantas abertas e salas com vários usos, com espaços públicos e privados. Assim, estes detalhes tornaram-se rapidamente em características predominantes nas habitações modernas. Além disso, as casas destacaram-se pelos seus detalhes criativos, que passaram a unir os espaços interiores com as áreas externas. Deste modo, promoveu-se o uso de espaços ao ar livre. Para tal, passou-se a incluir portas deslizantes e móveis e outros elementos de separação para personalizar os espaços.

Habitação eficiente: entender como é que os novos materiais industriais podem reduzir os custos de energia

É evidente que os materiais de baixo custo foram propostos para reduzir drasticamente o custo do projeto. Ao mesmo tempo, a resistência dos materiais permitia reduzir as dimensões dos pilares e vigas, estabelecendo estruturas para delimitar os espaços.

Ao inserir estes materiais, conseguiu-se reduzir as despesas de manutenção, nomeadamente pela facilidade de substituição no caso de se partirem. Além de inserir materiais de baixo custo, é importante implementar práticas que permitam a redução de despesas associadas à iluminação e ao aquecimento, por exemplo, através do uso de vidros no teto para a entrada de luz natural.

Moradia de construção fácil através de sistemas mais eficientes

Por último, um dos aspetos mais interessantes deste tipo de projetos: proposta da construção modular. Através de uma geometria simples, foi possível padronizar os processos de construção, bem como abordar a pré-fabricação para reduzir o tempo de trabalho. Assim sendo, estes sistemas permitiram reduzir tempo e mão de obra.

É possível ter uma habitação moderna, acessível e fácil de construir?

Tal como pode perceber, é possível ter uma habitação moderna, acessível e fácil de construir. Contudo, terá de prestar atenção aos seguintes aspetos:

Legislação

Antes de iniciar a obra, é importante fazer um estudo da legislação do município em questão, levantando instrumentos que estão ligados diretamente ao ato da construção.

Definição do conceito do projeto

Em suma, precisa de idealizar um programa que estara presente desde o seu início até a fase que permitirá ter um melhor resultado com a execução da casa.

Acessibilidade a pensar nas pessoas portadoras de necessidades especiais

De modo a integrar as pessoas portadoras de necessidades especiais, é fundamental apostar na acessibilidade aos edifícios. Para isso, é necessário inserir rampas, casas de banho mais amplas com equipamentos de apoio e espaços com maior circulação.

Um arquiteto pode-me ajudar no planeamento de uma habitação moderna, acessível e fácil de construir?

Agora que sabe os fundamentos de uma habitação moderna, certamente que se está a perguntar como é que pode conseguir construir uma. Nesse sentido, contar com um arquiteto é imprescindível não só para ter os resultados pretendidos, como também para auxilia-lo com as questões legais da obra. Mas quanto é que custa contratar um arquiteto? Bom, existem vários fatores que influenciam no preço final que lhe é apresentado. Porém, podemos-lhe garantir que este é um investimento que vale a pena, afinal, trata-se do projeto da sua casa.

Postas as questões, está na altura de procurar um profissional que o auxilie a tirar as suas ideias do papel. Além de tratar de todas as questões burocráticas, terá de ter a capacidade de conseguir atingir os objetivos que pretende para a sua casa moderna. Nesse sentido, poderá contar com os serviços da MJARC, tudo para que possa ter o projeto com que sempre sonhou!