Jardins de inverno ideias e dicas

Apesar de as casas com jardim serem apetecíveis e apaixonantes, a verdade é que existem maneiras de ter um local semelhante sem ter um espaço exterior. Como? Graças aos jardins de inverno.

Embora seja possível decorar a casa com plantas e flores, nada como ter um jardim interior para desfrutar de momentos relaxantes a contemplar a natureza. Além disso, quando se pensa em remodelar a casa, esta é, sem dúvida, uma excelente opção para trazer um pouco do exterior para o interior da habitação.

Se porventura está à procura de saber mais sobre este tipo de jardins ou dicas para criar o seu, continue a ler o nosso artigo. A par das questões mais técnicas, dar-lhe-emos as dicas para montar o seu jardim de inverno perfeito.

O que é um jardim de inverno?

Em suma, trata-se de um lugar anexo à casa ou dentro dela que se transforma num jardim abrigado. Contudo, à semelhança dos jardins exteriores, os jardins de inverno têm como objetivo trazer mais humidade, frescura, aromas agradáveis e ajudar a renovar o ar da sua casa.

Além de todos os benefícios citados anteriormente, os jardins abrigados são perfeitos para transformar espaços sem utilidade ou que estão a mais num local para desfrutar de bons momentos de lazer. Contudo, ao contrário do que se pensa, não contam com paredes instaladas como as restantes divisões da casa. A demarcação ocorre com cortinas, vidros ou grades.

Como é importante deixá-los abertos para que esteja à vista de todos, os jardins de inverno têm como principal vantagem a entrada da luz do sol, proporcionando iluminação natural às divisões próximas. Contudo, estes espaços proporcionam a possibilidade de desfrutar de momentos de lazer agradáveis independentemente das condições atmosféricas.

Tipos de jardins de inverno

1. Vertical

Caso tenha uma parede da sua casa a precisar de uma transformação, esta pode ser a opção que tanto procurava. Além de transformarem a divisão, esta é uma excelente forma para quem não tem muito espaço para criar um jardim de inverno..

2. Pequeno

Tem uma varanda ou uma marquise pequenas? Então transforme-as num jardim de inverno! No primeiro caso, basta transformar a varanda numa marquise, colocando uma caixilharia adequada. Depois é só dar asas à sua imaginação: colocar poltronas, definir um espaço dedicado à pintura, instalar uma salamandra… Alternativas não lhe faltam!

3. Anexo

À semelhança do caso anterior, transformar o anexo da sua casa num jardim de inverno é uma excelente alternativa para poder desfrutar de todos os seus benefícios durante os meses frios. Caso o acesso ao anexo seja feito pelo exterior da casa. Poderá criar uma cobertura no trajeto a percorrer para que, por exemplo, não se molhe quando estiver a chover.

Benefícios dos jardins de inverno

1. Custo baixo

Criar um jardim de inverno é uma solução económica para valorizar além disso, a sua manutenção é também acessível, consistindo em, basicamente, trabalhos de poda, rega e aplicação de adubo. Caso queira instalar sistemas de irrigação, saiba que o custo com a criação do seu jardim de inverno pode aumentar. Nesse sentido, analise tudo o que pretende instalar antes de realizar o investimento num jardim moderno e automatizado.

2. Conforto térmico e acústico

Já se sabe que as plantas naturais são capazes de reter a água nas suas raízes. Por isso, ajudam a manter os níveis de humidade adequados e contribuem para o controlo da temperatura. Além disso, algumas espécies filtram e purificam o ar, absorvendo toxinas. Deste modo, o ar fica mais saudável.

Por outro lado, um jardim interior melhora a acústica do ambiente. A acumulação de várias folhas cria uma espécie de parede viva, que permite bloquear ruídos indesejados. Assim, o barulho de um espaço não chega a outras divisões da casa..

3. Aproveitamento da luz natural

Aproveitar um espaço para criar um jardim de inverno melhora a qualidade da iluminação das divisões próximas. Tal como foi dito, estes projetos têm ligação com a parte externa através de uma cobertura ou vidros. Como tal, existe uma maior quantidade de luz solar a entrar em casa, propícia para o desenvolvimento das plantas. Por outro lado, ajuda a poupar energia, uma vez que não há necessidade de ter tantas lâmpadas acesas..

Leia o nosso artigos em relação a ideias para decoração de quarto

Como criar um jardim de inverno?

Embora criar um jardim de inverno seja simples, é necessário preparar o espaço e ter alguns cuidados para que o resultado final fique de acordo com o idealizado. Mas isso não invalida que tenha que fazer algumas alterações para potencializar as qualidades do espaço.

Um dos exemplos é criar uma área que receba iluminação proveniente do teto. Assim consegue ter uma fonte de luz natural sem ter que, por exemplo, demolir paredes, algo que requer maior intervenção e investimento.

Caso não queira fazer grandes alterações, recomendamos que aproveite outros espaços que recebam luz natural. Tal como foi referido, pode ser uma varanda ou uma marquise. Em suma, o processo para criar o seu jardim interior é:

  • Preparar o piso para receber as mudas;
  • Escolher plantas adequadas aos ambientes internos;
  • Decorar com materiais como madeiras, rochas ou bambu;
  • Incluir acessórios como floreiras, cascatas ou fontes;
  • Decorar com móveis como poltronas, mesas de apoio ou espreguiçadeiras.

Está pronto para criar o seu jardim de inverno? Precisa de ajuda? Contacte a nossa equipa para ter o seu orçamento!