O que é este prémio?

Portugal é o vencedor do Troféu das Energias Renováveis de 2018, um prémio atribuído pelo Sindicato das Energias Renováveis, uma associação francesa que junta associações e empresas do setor de todo o mundo. O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos, afirma que: o Troféu das Energias Renováveis, que Portugal irá receber na sede da UNESCO, em Paris, é o reconhecimento do trabalho feito pelo país nesta área.

Em que consiste para Portugal e quais são os objetivos daqui em diante?

Desde 2005, Portugal reduziu em 22% as emissões de gases com efeitos de estufa e, em 2017, chegou aos 54% de eletricidade produzida através de fontes renováveis. Mas os compromissos assumidos para o futuro contribuíram para esta distinção – com Portugal a ser o primeiro país europeu a comprometer-se a atingir a neutralidade carbónica até ao ano de 2050; E em 2030, o país pretende chegar aos 80% na produção de eletricidade com recurso a fontes renováveis e aos 35% de eficiência energética no consumo de energia, tendo vantagens para o ambiente e ainda criação de mais riqueza e emprego.

O que representa:

Este objetivo é deveras importante e deixa o nosso gabinete de arquitetura cada vez mais orgulhoso por todo o trabalho desenvolvido nesta área! Acreditamos que este é um caminho para qual trabalharmos também diariamente. Somos cientes da importância do trabalho do arquiteto, em projetar edifícios sustentáveis, pois procuramos, testamos novos materiais e soluções que nos permitem minimizar o impacto ambiental e aumentar a sustentabilidade energética dos nossos projetos.

“A sustentabilidade consiste em construir pensando o futuro”. – Renzo Piano

Também é importante salientar todo o trabalho desenvolvido pela agência da energia, ADENE e toda a bolsa de peritos que apresentam medidas com vista a um mundo mais sustentável. Parabéns Cergreen por todo o trabalho desenvolvido em nível de certificação energética.