Torre Green View

A MJARC Arquitetos foi convidada para reabilitar a Torre de Santo António, um edifício que pontua a paisagem da Covilhã há mais de 50 anos. Construída na década de 70 e composta por 20 andares, esta torre nunca chegou a ser finalizada, permanecendo abandonada desde então. O projeto de reabilitação tem como objetivo preservar e revitalizar o edifício existente, evitando a sua demolição e a consequente necessidade de novas construções.

A estratégia adotada pela equipa de projeto e promotores centrou-se no reaproveitamento máximo da estrutura existente. Com a finalidade de manter mais de 65% da estrutura original, incluindo vigas, colunas e lajes, assim como 75% do núcleo original, pretende-se reduzir a necessidade de novos materiais de construção, resultando numa significativa economia de carbono incorporada. Esta abordagem promove a sustentabilidade e valoriza a história e a identidade do edifício.

O edifício residencial será composto por 16 pisos acima do solo e constituído por 87 apartamentos com tipologias T2 e T3. Situado na cordilheira da Serra da Estrela e com 50 metros de altura, a torre é o edifício mais alto da Covilhã, oferecendo vistas panorâmicas sobre a área envolvente e abrindo-se ao misterioso “mar da Covilhã.”

Adicionalmente, o edifício irá dispor de várias comodidades para os residentes, como um ginásio, uma sala de coworking e uma lavandaria. Será construído um parque de estacionamento adjacente ao edifício cuja cobertura será transformada num espaço verde com um espelho de água, proporcionando áreas de lazer exterior para os residentes.

A fachada da torre será revitalizada com a adição de elementos horizontais e áreas verdes que se expandem ao longo do edifício, integrando-se em harmonia com a paisagem da montanha. As opções cromáticas da fachada evidenciam e reforçam esta conexão com a natureza circundante.

Como refere Carl Elefant, ex-presidente do American Institute of Architects, “o edifício mais verde é aquele que já existe.” A reabilitação da Torre de Santo António exemplifica este compromisso com a sustentabilidade e a preservação arquitetónica.

 

Localização

Covilhã

Setor

Habitacional

Ano

2025

Cliente

Verge Property Developers

Estado

Execução

Imagens portefolio
Imagens portefolio
Imagens portefolio
Imagens portefolio

Mais Projetos

Nordial Medical Center

O Nordeal Medical Center  foi pensado desde o início para transcender a típica organização técnica e funcional hospitalar. Tratando-se de uma condição que condiciona o paciente a usufruir do edifício para a vida, procurou-se criar espaços que promovessem uma maior sensação de bem-estar, acolhimento e autonomia. A constante evolução da medicina e das tecnologias exigiu […]

Ler mais

Casa Vale do Douro

Existem apenas alguns momentos raros num trabalho de arquitetura em que a visão do cliente e a do arquiteto se unem numa expressão pura e absoluta de arte e de arquitetura. Tivemos a oportunidade de colaborar com um casal que, comprometido com o processo criativo, nos solicitou o projeto de uma residência de férias localizada […]

Ler mais

Casa Saramagayo

A Quinta Vinícola Saramagayo localiza-se na monumental paisagem do Alto Douro, Património Mundial da UNESCO. Pela importância patrimonial do local, a intervenção teve como objetivo integrar a nova moradia na paisagem, que se caracteriza pelos seus socalcos estreitos e sinuosos, onde assentam as vinhas, construídos ao longo de séculos de evolução do conhecimento da produção […]

Ler mais

Riverside Condominium

A MJARC Arquitetos foi convidada para reabilitar um edifício que pontua a paisagem de Santa Comba Dão há mais de 20 anos. Situado na encosta do rio Dão, o edifício pré-existente apresentava apenas a sua estrutura, não tendo sido concluído. Neste sentido, a reabilitação teve como objetivo principal reaproveitar e revitalizar a estrutura existente, evitando […]

Ler mais