Certificado energético – A importância

O certificado energético é muito mais que um documento que avalia a eficiência energética do seu imóvel. A classificação vai permitir perceber o desempenho energético da sua propriedade e quais as medidas a implementar para uma melhor eficiência. Para conhecer mais sobre as vantagens energéticas do certificado, deve ler este artigo.

No que toca, à importância deste documento para os edifícios, devemos realçar os seguintes
pontos:

Certificação energética nos edifícios existentes

Redução dos consumos energéticos

Ao implementar as medidas de melhoria indicadas pelo perito qualificado o seu imóvel irá usufruir de uma melhor eficiência energética, reduzindo os custos energéticos.

Valorização do seu edifício

Face ao itens anteriores não poderíamos estar mais de acordo com a expressão – “certificar é valorizar” slogan da nova campanha da Agência para Energia, ADENE.

Apoios na melhoria do seu edifício

Já falamos em 2 características importantes para si e para o seu imóvel. Mas sabia que ainda pode usufruir de apoios financeiros que visam a melhoria do seu edifício, indicamos os seguintes programas para a sua analise:

  • IFRU
  • Casa Eficiente 2020
  • FEE – O FEE, Fundo de Eficiência Energética, lançou no passado dia 13 de junho, através do Aviso 25, um novo financiamento de 3,1 milhões de euros para incentivar a eficiência energética nos edifícios, domínio este que ocupa cerca de 30% do consumo total de energia em Portugal. O novo financiamento para Eficiência Energética nos Edifícios que inclui medidas de melhoria em Janelas e Isolamentos.

Este financiamento tem como objetivo apoiar dois tipos de beneficiários: pessoas singulares proprietárias de edifícios de habitação existentes e ocupados unifamiliares ou de frações autónomas em edifícios multifamiliares (beneficiário do tipo A) e pessoas coletivas de direito privado, proprietárias de edifícios de serviços existentes e ocupados (beneficiário do tipo B).

O financiamento está disponível na forma de incentivo não reembolsável entre 35% a 60% do valor da obra, dependendo do tipo de beneficiário e de medida proposta a candidatura. As candidaturas estão a decorrer até ao dia 13 de outubro no Portal do FEE.

Edifício “Eco friendly”

Como última característica não podemos deixar de referir que implementando as melhorias o seu imóvel será “amigo do ambiente” e contribuirá para um mundo mais verde e sustentável.

Sem dúvida “certificar, é Valorizar.”