Residência Senior – Explicação e Soluções MJARC Arquitectos

Embora seja incerto como ou quando a pandemia de Covid-19 terminará, as pressões exclusivas da doença provavelmente moldarão a estruturas das residências seniores nos próximos anos.

Nos últimos meses, verificamos grandes surtos de contágio nas residências seniores, isolamento dos utentes dos seus familiares e amigos mais próximos, obrigando a agir para adaptar as unidades existentes e a repensar as futuras . Os arquitectos tem agora o desafio de alterar radicalmente as estruturas residências por forma a evitar ou limitar a disseminação da Covid-19 .

Embora Covid-19 possa ser uma pandemia que ocorre uma vez num século, as lições de aprendidas agora podem ajudar a restruturar as unidades com protocolos de controle de infecção para que sejam integrados em desafios mais rotineiros.

Separar juntos

Para evitar interrupções em toda a comunidade no futuro, deveríamos adoptar modelos de unidades de cariz familiar, onde os residentes possam viver, socializar em grupos menores. Por exemplo, comunidades com bairros pequenos ou pequenas Villas, podem funcionar bem. Dessa forma, as áreas poderiam ser isoladas no caso de uma futura epidemia ou pandemia sem interromper totalmente a comunidade.

A tecnologia tem-se revelando uma ferramenta fundamental para superar o isolamento social, conectando remotamente os residentes com seus familiares e profissionais de saúde.

Alguns dos projetos da MJARC reflectem este tipo de preocupações. Um exemplo recente é a residência sénior do Nordial Center em Mirandela. Trata-se de uma pequena unidade, dotada de 12 unidades de alojamento com instalação sanitária privativa, refeitório , ginásio, centro de reabilitação, inserido numa propriedade com grandes espaços verdes de descompressão na cidade de Mirandela .

“A integração do edifício e dos espaços na natureza envolvente proporciona alegria espontânea e ajuda os residentes a relaxarem. Estar envolvidos por um ambiente natural traz uma calma renovada a quem reside neste espaço.”

Maria João Andrade arquitecta