O turismo sustentavel procura promover um turismo que respeite o ecossistema e com o mínimo impacto para o meio ambiente e na cultura local. Na perpectiva económica, procura gerar emprego e salários para a população nativa.

O nascimento desta atividade situa-se cronologicamente durante a década de 1990, quando o impacto causado pelo turismo começou a ter efeitos socioeconômicos na sociedade. Diferentes organizações e instituições, como o Conselho da Europa ou a Organização das Nações Unidas, promulgaram recomendações para o turismo que respeita os recursos naturais. As principais razões pelas quais o turismo sustentável ganhou peso se devem, em grande parte, ao impacto negativo que o turismo desestruturado e superlotado teve ao longo dos anos. A destruição do meio ambiente ou a sazonalidade do trabalho são alguns dos impactos que o turismo sustentável pode mitigar. O fato de consumidores e empresas estarem cada vez mais conscientes das questões e políticas ambientais tornou o turismo sustentável uma realidade.

Vamos partilhar alguns indicadores sustentáveis

A OMT (Organização Mundial do Turismo) define uma série de indicadores destinados a ajudar os gestores de negócios e destinos turísticos a tomar melhores decisões. Ao mesmo tempo, são estabelecidos pontos de referência para poder estabelecer comparações que sirvam para alcançar melhorias. As principais referências do setor do turismo são: o consumo de eletricidade e energia, o consumo de água doce e a produção de resíduos. Esses índices tornam o turismo sustentável algo tangível e os atores envolvidos podem ter uma referência clara na hora implementar o empreendimento.

De fato, dentro do setor hoteleiro há uma mudança real para que seus negócios sejam cada vez mais sustentáveis. A principal diferença entre um hotel sustentável e um convencional é a implementação de medidas que visam reduzir a pegada de carbono, o consumo de eletricidade e água e a conservação do ecossistema e dos seus recursos naturais. Por isso, muitos hotéis refletem esse tipo de ação em sua atividade diária para conservar a flora e a fauna e dinamizar a economia local.

Vamos partilhar alguns dos objetivos do turismo sustentável :

  1. Prosperidade local: orientar e maximizar a contribuição do turismo para a prosperidade econômica do destino anfitrião.
  2. Equidade social: consiste na distribuição justa da riqueza gerada pelo turismo em toda a comunidade anfitriã.
  3. Gestão local: trata-se de envolver a população local na tomada de decisões que dizem respeito à gestão e desenvolvimento futuro do turismo na sua área.
  4. Riqueza cultural: respeitar e valorizar o patrimônio histórico ou respeitar a cultura local e seu caráter distintivo.
  5. Integridade do ecossistema: manter e melhorar paisagens, áreas urbanas ou rurais. Trata-se de evitar a degradação do meio ambiente.
  6. Diversidade biológica: apoiar a conservação das áreas naturais e minimizar seus danos.
  7. Eficiência de recursos: consiste em minimizar o uso de recursos escassos e não renováveis.
  8. Ambiente : reduzir ao máximo a contaminação do ar, da água e do solo, bem como reduzir a geração de resíduos.

O turismo é uma das maiores indústrias globais. Esse setor responde por um décimo do PIB e do emprego mundial, segundo dados da Organização Mundial do Turismo e do Relatório de População Mundial das Nações Unidas.

Conheça também a nosso trabalho e a nossa perspectiva e conceito sobre hotel sustentável aqui.