A importância do arquiteto – Projectos e Soluções

O que torna o Arquiteto tão importante?

Pode definir-se arquitetura como a arte de conceber e organizar o espaço. Segundo Vítruvio, a arquitetura baseia-se em três princípios fundamentais: a beleza (Venustas), a construção (Firmitas) e a função (Utilitas).

Contudo, a arquitetura, para além da sua componente artística, envolve várias dimensões ou áreas de conhecimento: uma vertente técnica, capaz de se adequar à regulamentação; uma dimensão construtiva, através da concretização com materiais e técnicas construtivas adequadas às exigências de uso e conforto dos espaços; uma dimensão humana preenchendo as expectativas dos seus utilizadores; e, uma dimensão local, uma vez que um mesmo objeto sofre adaptações ao sítio/lugar onde se insere.
Encontra-se permanentemente em evolução, uma vez que a história nos mostra que cada civilização determinou uma forma de conceber e organizar os espaços públicos e privados.

O papel do Arquiteto

Imagine estas três situações:

  • Idealizou a sua casa ou espaço de trabalho mas não sabe por onde começar;
  • Têm um terreno e desconhece a sua viabilidade;
  • Têm um orçamento limitado para construir a sua casa;

Pois bem, já imaginou? Ainda bem, cabe ao arquiteto projetar um objeto esteticamente harmonioso atendendo a todas estas condicionantes. O seu trabalho abrange várias escalas: desde um objeto, como por exemplo um móvel ou equipamento (arquitetura de interiores), passando pelos edifícios públicos e privados, até urbanizações ou planeamento de cidades (urbanismo).

Em suma, o arquiteto é responsável pelo projeto de arquitetura de um edifício, pela sua sustentabilidade e integra no seu projeto as várias especialidades (executadas por outros profissionais): estabilidade (betão), águas e esgotos, térmica, projeto elétrico, gás, acústica, entre outros. É o técnico que acompanha desde o nascimento primeiro esboço até ao momento de meter a chave na porta.

A equipa MJARC Arquitetos ajuda-o a escolher as melhores soluções à medida das suas expectativas.

Exemplos concretos em que um arquiteto pode trabalhar:

O arquiteto pode desenvolver todo o tipo de edifícios: desde hospitais, restaurantes, casas unifamiliares, hotéis, prédios e afins. Não existe nenhuma restrição, pois, o  arquiteto vai sempre  querer conciliar os seus projetos com base nos dois pilares do seu trabalho: a Funcionalidade e Estética.