As construções sustentáveis são um conjunto de práticas adotadas antes, durante e após os projetos com objetivos claros de não prejudicar o meio ambiente e contribuir para o meio comum. Como?

Melhorando o conforto térmico, reduzindo os níveis de consumo de energias para muito baixos e a utilização de materiais e técnicas que permitiram aos habitantes uma maior qualidade de vida. (Saiba mais sobre construções sustentáveis aqui).

A responsabilidade social e ambiental está um bocadinho em cada um de nós!!!

O que é casa eficiente 2020?

Este é o novo programa promovido pelo Estado Português, Confederação Portuguesa da construção imobiliária, Agencia Portuguesa do Ambiente, Empresa Portuguesa dasAguas Livres e da Agência para Energia. Este programa promove um serie de empréstimos e condições favoráveis para as pessoas que pretendem realizar obras em sua casa, promovendo assim, a melhoria e o desempenho ambiental dos edifícios.

Existe no total 200 milhões de euros disponíveis para apoiar as pessoas, num programa cofinanciado pelo Banco Europeu de investimentos e Bancos comerciais aderentes.

Quem se pode candidatar e que tipo de edifícios:

Pode candidatar-se a este programa as seguintes pessoas:

  • Pessoa singular ou coletiva de direito privado, proprietária de prédio ou fração autonoma destinado a habitação;
  • O arrendatário do prédio ou fração autónoma a reabilitar caso seja devidamente autorizado pelo proprietário;
  • Condóminos devidamente autorizados pela assembleia de condóminos;
  • O titular de outro direito real que lhe permita promover a execução das intervenções;

Os edifícios disponíveis para as intervenções podem ser os prédios urbanos ou frações autónomas destinadas habitação em qualquer parte do território nacional e regiões autónomas da madeira e açores.

Intervenções apoiadas e despesas financiadas

Os empréstimos concedidos pelos bancos aderentes são destinados às intervenções que promovam o desempenho ambiental dos edifícios de habitação particular:

  • Eficiência energética;
  • Utilização energias renováveis;
  • Eficiência hídrica;
  • Gestão de resíduos sólidos urbanos;

Alguns exemplos são os seguintes: paredes, coberturas, janelas, sistemas de iluminação, ventilação, redes prediais, dispositivos sanitários, sistemas de rega.
As despesas financiadas, incluem todas as despesas na realização das intervenções como trabalhos de construção cível, trabalhos de engenharia, aquisição de equipamentos, sistemas de gestão e monitorização, tecnologias, substituição de eletrodomésticos existentes por modelos mais eficientes ( desde que a despesa não seja superior a 15% de investimento total elegível da operação).

Fonte: Casaeficiente2020

Mantém interesse ???

Basta aceder ao portal “casa eficiente 2020” , preparar a sua candidatura, obter um orçamento e submeter a canditatura com declaração eficiente 2020 e o orçamento, junto de um dos bancos aderentes. Para mais informações, pode carregar aqui.