O cliente expressou sua intenção desde o início: criar um novo conceito de centro de hemodiálise com valores exclusivos para seus pacientes que, ao mesmo tempo, não parecesse um hospital. Então, o que deveríamos fazer? “Elevadores e corredores internos, ladeados por uma infinidade de portas de acesso aos quartos e salas de exames, uma área de espera no final do corredor ou próxima ao elevador.”

 

O mesmo padrão repetido em quantos pavimentos a legislação urbana permitir, uma solução econômica pois é replicada ao extremo, facilitando o trabalho dos funcionários.

Um centro de hemodiálise é um lugar onde as pessoas passam, na maioria dos casos, três horas por dia.

É um lugar onde elas aprendem a lidar com as mudanças em suas vidas. Durante estas horas, elas trabalham com uma equipe multidisciplinar composta por terapeutas e médicos, algumas também passam suas horas livres ali, onde se encontram com familiares e amigos.

Devido ao fatos dos pacientes enfrentarem muitas restrições quando estão no Nordial Center, nos colocamos a tarefa de projetar um edifício multifuncional, diversificado, quase como uma pequena cidade com ruas, praças, jardins, serviços…Tentamos criar um ambiente que proporcionasse o máximo de autonomia aos pacientes.

A construção é determinada por sua geometria. Isto não é apenas uma relação mimética, mas uma transformação da paisagem. Afinal, a paisagem ajuda a manter o espírito de liberdade e esperança.

Ver artigo completo