Os projetos de especialidades contemplam as especificações técnicas necessárias para a construção de edifícios e/ou instalação de equipamentos diversos, tais como, estabilidade, rede hidráulicas, sistemas de ventilação, etc.

Os projetos de especialidades devem ser entregues no âmbito do licenciamento ou comunicação prévia de obras de edificação e demolição e diferem em função do tipo de obra. A compatibilização das diferentes especialidades assume um papel fundamental pois permite ajustar as características de cada especialidade de modo a reduzir os custos e tempo na fase de execução.

Tipos de projetos de especialidades

  • Projeto acústico
  • Projeto de águas pluviais
  • Ficha eletrotécnica ou Projeto de alimentação e distribuição de energia elétrica (quando exigível)
  • Projeto de arranjos exteriores
  • Projeto de comportamento térmico
  • Projeto de demolição com ou sem contenção de fachada
  • Projeto de estabilidade que inclua o projeto de escavação e contenção periféricaProjeto de instalações telefónicas e de telecomunicações
  • Projeto de instalações eletromecânicas, incluindo as de transporte de pessoas e/ou mercadorias
  • Projeto de recolha de resíduos sólidos
  • Projeto de redes prediais de água e esgotos
  • Projeto/ficha de segurança contra incêndio em edifícios
  • Projeto de ventilação, exaustão de fumos e de climatização

Sempre que a realização da operação urbanística implique a ocupação de via pública, o respetivo plano deve ser apresentado em simultâneo com os projetos de especialidades.

O momento de apresentação dos mesmos difere consoante a natureza do pedido no caso de licenciamento: podem ser entregues em simultâneo com o projeto de arquitetura (juntamente com o requerimento inicial) ou no prazo de seis meses a contar da data da notificação de aprovação do mesmo. Este prazo pode ser prorrogado por mais três meses, mediante requerimento fundamentado do interessado, que deverá ser entregue antes do termo do período inicial de seis meses. No caso de comunicação prévia: devem ser entregues em simultâneo com o projeto de arquitetura (juntamente com a comunicação inicial).

Peça o seu orçamento aos nossos especialistas de arquitectura

Alguns exemplos projetos de especialidade:

– Projeto de águas pluviais

 

– Projeto de Eletricidade

 

– Projeto de abastecimento de águas

 

Projeto térmico

 

 

Projeto de Gás

Tipos de projetos de especialidades

Por norma, os projetos de especialidade envolvem as seguintes fases de trabalho:

  • Projeto base ou projeto de licenciamento;
  • Projeto de execução;
  • Assistência técnica da obra.

1. Projeto de licenciamento

Assim que existir aprovação camarária do projeto de Arquitetura, procede-se à elaboração dos diversos Projetos de Especialidade para licenciamento, isto é, os Ante-Projetos.Nesta fase, preparam-se todas as peças escritas e desenhadas para que haja a entrega dos Projetos Base de Especialidades. Por norma, só se apresenta 1 exemplar de cada proposta.

2. Projeto de execução

Quando a Câmara Municipal validar todos os projetos, avança-se para a próxima fase de trabalho, que é a do Projeto de Execução. Apesar de ser opcional, este estudo envolve um conjunto de documentos que preparam todo o processo de consulta a construtores. Deste modo, é possível obter propostas detalhadas e competitivas. Além disso, é dada a garantia de que a construção é preparada e executada de forma rigorosa e com a máxima qualidade. Este projeto inclui um mapa de medições, caderno de encargos e pormenores e estimativa orçamental, que facilitam o trabalho do Diretor de Fiscalização de Obra.

O que discrimina cada elemento que compõe o projeto de execução?

Conforme foi dito, este projeto inclui um mapa de medições, caderno de encargos e pormenores e estimativa orçamental. Mas, afinal, o que cada um discrimina? O mapa de medições discrimina todas as quantidades para cada item específico. Por sua vez, o caderno de encargos descreve como será executado cada um dos capítulos que compõem as peças desenhadas e escritas. Já nos pormenores, são desenhados todos os detalhes construtivos com a respetiva legenda. Por último, a estimativa orçamental dá uma possível cotação segundo valores de mercado, permitindo a organização de uma estratégia de negociação com o construtor por parte do dono da obra.

3. Assistência técnica à obra

Por último, a assistência técnica da obra é aquela fase durante a qual os profissionais contratados se mantêm disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas que surjam no seguimento da construção da obra.

Qual é o profissional responsável pela elaboração dos projetos da especialidade?

Tal como foi dito, os projetos de especialidade especificam tecnicamente tudo o que é preciso para a construção de edifícios e/ou instalação de diversos equipamentos. Costumam ser entregues aquando o pedido de licenciamento ou comunicação prévia das obras de edificação ou demolição. Embora estes sejam os profissionais capazes de fazer os projetos de especialidade, isto não significa que o mesmo engenheiro/arquiteto elabore todos os projetos. Como sabe, existem diversas especialidades na engenharia, que pelo que, para elaborar todos os projetos de especialidade para a sua casa, possam ser precisos entre dois a três engenheiros.

Apesar de parecer contraditório, o facto de ter mais do que um profissional a tratar dos projectos de especialidade, irá fazê-lo poupar tempo e dinheiro. Porquê? Porque cada profissional vai desempenhar mais depressa a tarefa que tem de realizar.

As casas pré-fabricadas e modulares precisam de projetos de especialidade?

As casas pré-fabricadas ou modulares são, de facto, uma das opções cada vez mais comuns das construções atuais. Contudo, há uma questão associada: será que precisam de projetos de especialidade? Embora exista a falsa ideia de que não é necessário, a verdade é que estas construções precisam desses projetos.

Contrate profissionais qualificados para realizar os projetos de especialidades da sua casa

Tal como pode perceber, contratar os profissionais corretos para desenvolver os projetos de especialidade do seu edifício é essencial. Não só garantem que o projeto é desenvolvido com o máximo rigor, como também ajudam a reduzir despesas e contratempos inesperados.

Se está a pensar avançar com uma construção, seja ela para habitação ou para investimento, conte com os serviços da MJARC. Desde arquitetura e engenharia a planos de pormenor, dispomos de profissionais e parceiros que ajudá-lo-ão a cumprir os seus objetivos. Contacte-nos para saber mais informações!