Arquiteta – Maria João Andrade MJARC

Hoje damos destaque à nossa arquiteta Maria João Andrade, cofundadora do atelier MJARC Arquitetos Associados. Conheça o seu percurso profissional, os seus projetos mais marcantes e as suas opiniões sobre o mundo da arquitetura.

 

O ponto de partida, o projeto pioneiro…

Licenciada em Arquitetura pela ESAP no Porto em 2006, apresentou a sua tese final com um projeto hospitalar: a unidade de saúde Nordeal Medical Center que foi distinguido com o prémio europeu 40 under 40.

 

PT: Nordial Medical Center - Projeto Arquitetura Hospitalar EN: Nordial Medical Center - Hospital Architecture Project FR: Unité hospitalière Mirandela - Projet d'architecture hospitalière

 

“Toda a investigação que desenvolvi assim como o meu contacto direto com doentes e corpo clínico permitiu desde cedo perceber a importância da arquitetura para o bem estar dos doentes e de toda a equipa…

As questões ambientais fizeram sempre parte das minhas preocupações e por esse facto pensar o ciclo de vida de um edifício, a longevidade dos seus materiais , adaptabilidade da sua estrutura atendendo aos avanços tecnológicos da medicina. Foi um trabalho que me deu um enorme prazer desenvolver e que provocou um grande crescimento pessoal e profissional.”

  • Arquiteta Maria João Andrade

 

Em 2021 foi a única arquiteta portuguesa a ser distinguida com o prémio “Europe 40 Under 40”. O que significou este prémio?

“Fazer parte desta lista de 40 arquitetos europeus com magníficos trabalhos foi uma grande honra. E foi com enorme satisfação que recebi este prémio que reconheceu o trabalho desenvolvido. Em simultâneo, este prémio representou também uma oportunidade de partilhar ideias e debater temas emergentes na arquitetura, não só com os meus clientes, mas com um público mais abrangente.”

  • Arquiteta Maria João Andrade

Outra obra de destaque foi a Casa Vale do Douro, que se encontra no meio de uma zona de floresta. “A preocupação foi integrá-lo ao máximo, no sentido que passasse despercebido a quem estivesse no rio ou no outro lado da  montanha e não a conseguisse ver. Sou uma apaixonada pela paisagem do Douro e o desafio foi tentar minimizar ao máximo o impacto deste edifício.  Foram utilizadas várias estratégias , nomeadamente cromático, volumétrico e com a cobertura ajardinada foi possível que o edifício ficasse realmente difícil de localizar a partir dessas perspectivas.” Veja aqui a entrevista com a arquiteta Maria João para o Idealista

mjarc arquitectos - casa vale douro

 

Um projeto mais recente, é o Riverside Condominium, um edifício com cerca de 20 anos, devoluto e que pontuava a Paisagem de Santa Comba Dão. Este projeto recentemente terminado já recebeu alguns prémios internacionais nomeadamente  Muse Platinum Design Award 2024 e Loop Design Award . A reabilitação deste edifício teve como objetivo preservar o edifício existente em vez de simplesmente o demolir e recomeçar. Foi possível manter mais de 90% da estrutura original, incluindo vigas, colunas e lajes e 75% do núcleo original, resultando numa economia de carbono incorporada, o que se alinha com as práticas de construção sustentável que guiaram o projeto.

PT: Edíficio Riverside - Projeto Arquitetura EN: Riverside Building - Architecture Project FR: Édifice Riverside - Projet d'architecture

 

“Temos realmente de nos sentir felizes e realizados na reabilitação,  requalificação de edifícios existentes, porque há muita construção e edifícios devolutos . Temos que realmente dar nova vida a tantos e edificios que pontuam a paisagem do nosso país e que aguardam uma nova vida. A reciclagem não é só no nosso lixo doméstico temos que reciclar e aproveitar edifícios existentes e estamos a reduzir a nossa pegada de carbono.”

  • Arquiteta Maria João Andrade

 

Como integrar a ética e arquitetura?

“Na minha atividade, nomeadamente num projeto a ética, reflete-se no meu pensamento sobre os impactos no planeta, nas pessoas e nos animais, bem como no retorno do investimento. Isso não significa que eu precise trocá-los. Pensar na sustentabilidade de um projecto, nos impactos positivos e negativos, vai me ajudar a valorizá-lo, levando em consideração todos os seus riscos e oportunidades.

Acredito quem sou, os padrões éticos que me orientam e que vou afirmando ao longo da minha carreira profissional e também, na relação que estabeleço com tudo que me envolve.”

  • Arquiteta Maria João Andrade

 

Que lição importante retirar  para o sucesso de um projeto ?

 

“Acredito que é muito importante estar envolvido desde o início com uma “equipa” altamente criativa e dedicada (clientes, consultores, empreiteiros, entre outros). Confiança, comunicação e complementaridade são fatores muito importantes para a concepção de um projeto de sucesso.”

 

  • Arquiteta Maria João Andrade