Quando se fala em comprar casa, muitas vezes a decisão entre adquirir uma nova ou existente instaura-se. Obviamente que existem prós e contras em qualquer uma das opções. De modo a poder identificar as principais diferenças vamos analisar os fatores que influenciam os custos em ambas soluções.

Orçamento para casas: 5 fatores que influenciam o preço

Como em qualquer orçamento, existem fatores que têm um peso significativo no valor final apresentado. No caso dos orçamentos para casas construídas de raiz ou reabilitação, isso não é exceção.
Vamos analisar o que influencia o valor final?

1. Valor do terreno ou imóvel

Se vai construir uma casa, não poderá fazê-lo sem ter um terreno. Por isso mesmo, este é o primeiro grande investimento na construção de uma casa. Apesar de parecer simples, esta é uma compra que tem de ponderar bem. Porquê?

Porque se o terreno não for adequado para o tipo de projeto que quer, poderá levá-lo a investimentos adicionais para resolver problemas como, por exemplo, má orientação solar, infraestruturas entre outros . Se pretende adquirir um imóvel para reabilitar é muito importante o seu estado de conservação e em que medida comporta o programa que pretende. Deste modo, o orçamento da sua casa poderá ficar mais alto do que o previsto.

2. Construção / Reabilitação

Embora pareça óbvio, a área que pretende construir ou área a reabilitar irá influenciar o valor final. Por isso, quanto maior for a área a construir / reabilitar, maiores serão os custos associados.

Por esse motivo, é importante que, desde início, defina o seu orçamento para que posteriormente um arquiteto o possa ajudar a avaliar a solução que mais se adequa ao seu projeto.

3. Materiais usados

Conforme seria de se esperar, os materiais que se usam na construção das casas influenciam o orçamento final. Nesse sentido, recomenda-se que fale previamente com o arquiteto que irá contratar, pois só assim conseguirá prever os custos e garantir que o resultado final fique como pretende.

Numa casa a reabilitar os materiais a adquirir deverão ser os que mais se ajustam às características do imóvel por esse facto nem sempre os preços são os mais competitivos do mercado.

4. Método de construção influencia o orçamento das casas

Em função do tipo de estrutura a adoptar (madeira, metálica, betão ,…) o valor final irá certamente ser diferente por esse facto é importante numa fase inicial definir o tipo de estrutura que mais se ajusta ao local / imóvel pois terá implicações no valor..

5. Licenças necessárias

Depois de tudo, é importante ter em atenção as licenças que precisa para construir /reabilitar a sua nova casa. Por isso mesmo, antes de avançar com a construção/ reabilitação, deve contactar um arquitecto para que possa obter juntamente das entidades licenciadoras todas as informações necessárias ao início do projecto.

Reabilitar ou construir de raíz, ambos processos têm etapas distintas, assim como soluções construtivas diferentes. Por isso, é normal que o preço final também seja diferente.

Reabilitação de uma casa

A reabilitação de uma casa pode ser de baixo custo se o imóvel se encontrar em bom estado de conservação e o programa a implementar não implique alterações profundas ao imóvel e estrutura existente.

Por outro lado, a reabilitação de casas pode trazer grandes benefícios. Tais como, isenções no IMT ou no IMI, assim como benefícios em termos de IRS ou redução do IVA. Não obstante, poderá concorrer a apoios para a reabilitação de edifícios antigos, o que terá um grande impacto no orçamento final da sua casa.

Qual é a melhor opção?

Como vê, existem aspetos distintos que influenciam o orçamento da sua futura casa. Embora possa parecer, não existe uma resposta correta. Aliás, a melhor escolha é aquela que satisfaz todas as suas necessidades e que cumpre com o programa e orçamento que tem disponível.

Por isso mesmo, é importante contar com um arquiteto para que o possa ajudar na tomada de decisão.
Procura dar início ao seu projeto? Então contacte a MJARC Arquitectos.