Reabilitação low cost

É possível construir e reabilitar a baixo custo reaproveitando materiais e utilizando recursos sustentáveis e reciclados. Portugal dispõe de ecoprodutos nacionais com certificados internacionais.

Conjugar a sustentabilidade ambiental à construção e reabilitação de edifícios é possível de ser feita numa versão low cost. No entanto é importante desmistificar a conotação pejorativa de low cost que não é ser rápido e de má qualidade. Ser low cost é ter preocupações sustentáveis aliando esse princípio a conceitos inovadores na aplicação destes materiais.

Assim, na nossa opinião o conceito low cost deve ser entendido como “um projeto que sintetiza as condições de mercado, respeita o ambiente, reutiliza recursos, incorpora a mais recente tecnologia e resulta numa obra que se espera contribuir para a valorização do meio, sem o agredir e concebido para durar”.

Na nossa opinião esta optimização é conseguida através da rentabilização máxima de todos os investimentos no processo de construir. Neste sentido, a construção de edifícios deverá seguir os princípios da arquitetura sustentável tirando o máximo partido dos recursos naturais e dos recursos existentes para garantir, com a mínima intervenção na paisagem, o máximo de conforto e uma maior durabilidade dos edifícios.

A construção e reabilitação, a baixo custo, implicam que o projeto tenha em conta o levantamento das características e a história da região e, ao mesmo tempo, levem à criação de um novo programa em que as estruturas metálicas substituam o betão armado, e se aposte na melhoria da ventilação e da iluminação natural das casas. Em relação a materiais, a eficiência passa pela instalação de lâmpadas de baixo consumo, materiais naturais de isolamento, caixilharias eficientes e redutores de caudal. Muito importante também é a necessidade de criação de um manual de utilização dos aparelhos e da sua manutenção.

A MJARC Arquitectos apesar de estar presente nos grandes centros Porto e Lisboa, apresenta sempre esta perspectiva a todos os seus projetos de arquitetura.

Conheça também as vantagens de um certificado energético nos edifícios.