Yuj Eco Resort

Como o turismo na encosta da Aldeia de Álvaro pode promover o desenvolvimento sustentável do território, defendendo a saúde ambiental e o bem-estar das comunidades locais?

Numa região fortemente fustigada pelos incêndios de 2017, esta nova unidade hoteleira dedicada à prática de yoga e bem-estar, abraça as raízes históricas e a cultura material de Álvaro.

Como o turismo na encosta da Aldeia de Álvaro pode promover o desenvolvimento sustentável do território, defendendo a saúde ambiental e o bem-estar das comunidades locais?
Numa região fortemente fustigada pelos incêndios de 2017, esta nova unidade hoteleira dedicada à prática de yoga e bem-estar, abraça as raízes históricas e a cultura material de Álvaro.

A aldeia de Álvaro estende-se ao longo da encosta sobranceira ao Rio Zêzere, acomodada na albufeira do Cabril. Rica em património religioso, a aldeia foi outrora uma importante povoação para as ordens religiosas, que deixaram inúmeros testemunhos da sua presença.
A integração paisagística, ambiental foram os pontos de partida desta nova unidade hoteleira. O projeto responde às condições atmosféricas, morfológicas do terreno e grande cuidado foi tomado para proporcionar aos hóspedes um conforto térmico ideal durante sua estadia. Temperatura, precipitação, vento e incidência solar foram tidos em consideração para o uso de estratégias de arrefecimento e aquecimento passivo nas estações de inverno e verão.

A materialidade dos edifícios permite que os hospedes se conectem com o ambiente, onde a vegetação endêmica, a estrutura de madeira e xisto fazem referência a herança de um património cultural imaterial e ambiental. Pretende-se repor as espécies arbóreas autóctones que foram dizimadas pelos incêndios sendo estas as principais anfitriãs nos percursos que iram ser proporcionados aos hóspedes, desde a casa central até a um conjunto de vilas onde os hóspedes permaneceram durante a sua estadia. Cada unidade de alojamento foi projetada para promover a vida íntima e social. Serão compostas por um quarto, instalação sanitária, área de estar, sala de jantar, cozinha e terraço; Os edifícios estão configurados para maximizar a eficiência, garantindo um diálogo constante entre o espaço interior e a paisagem circundante. O resultado é tornar um edifício permeável onde os limites entre o interior e o exterior se desvanecem, onde as paredes de madeira e xisto se fundem com a paisagem.

A futura unidade pretende proporcionar uma experiência plena, uma arquitetura que se funde com o meio envolvente. Estimular e promover o estar com as pessoas, consigo mesmo, visitar a zona e compreender a cultura, provocar pensamento e não tomar.
Este projeto abraça esta iniciativa para que juntos se possa construir um futuro que seja não só sustentável e inclusivo, mas também verdadeiramente belo, tanto para os nossos olhos como para a nossa mente e alma.

Localização

Aldeia de Álvaro

Ano

2022

Estado

Projeto

Imagens portefolio
Imagens portefolio
Imagens portefolio
Imagens portefolio

Mais Projetos

Nordial – Centro Renal Mirandela

O Centro Nordeal é “a mais avançada clínica de hemodiálise até à data e a única do seu género em Portugal”, assim como uma das poucas no mundo. O Centro é, sem dúvida, pioneiro no tratamento de doentes hemodialisados. Projetado do interior para fora, as fachadas do edifício refletem a função no seu interior, “e […]

Ler mais

Moradia no Vale do Douro

Existem apenas alguns momentos escassos num trabalho de arquitetura, onde a visão do cliente e a do arquiteto se unem numa expressão pura e absoluta de arte e de arquitetura. Nós tivemos muita sorte em trabalhar com um casal que, dedicado com um sensibilidade por todo o processo criativo, nos pediu para projetar uma casa […]

Ler mais

Casa Saramagayo

A Quinta Vinícola Saramagayo encontra-se integrada na monumental paisagem do Alto Douro Património Mundial da UNESCO. Uma das características mais relevantes da paisagem do Alto Douro Vinhateiro são os seus socalcos estreitos e sinuosos onde assentam as vinhas, construídos ao longo de séculos de evolução do conhecimento da produção de vinho.  A presente moradia tem […]

Ler mais

Hotel Vínico Douro

Esta unidade hoteleira localizada no Vale do Douro pretende combinar a experiência rural de produção de vinho com as comodidades de destino de lazer. Todos os quartos têm uma vista desafogada sobre a vinha e o Vale do Douro. A sala de estar e jantar oferece não apenas belas vistas, mas também uma forte relação […]

Ler mais